A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina pretende, com este espaço, informar sobre a implementação e desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais, nos dez Municípios que integram a Jurisdição.

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA

Recebemos um e-mail da supervisora Maria Aparecida Sacheto da E.E. Dr. Norberto Custódio Ferreira de Cataguases, com o relato de uma experiência onde podemos ver claramente que a escolha certa da estratégia de ensino é capaz de produzir aprendizagens significativas, porque o aluno faz com gosto e aquele momento fica marcado em sua memória. Vejam:


      Hoje, alunos do sexto ano vieram no meio do dia pedindo-me que lhes ensinasse a cantar uma música que constava numa página do livro didático de ciências, que a professora Márcia, estava trabalhando. A música, "Terra planeta água" (Guilherme Arantes), foi utilizada para aprofundar os estudos e como desafio, os alunos foram divididos em grupos e cada um dos grupos deveria convencer alguém da escola a cantar a música para eles, achei muito interessante...                                
      Depois de ouvir um e outro cantando a música, os alunos foram desfiados a criar uma nova forma de cantar a música. Foi uma experiência extraordinária, foi tudo muito rápido e logo os alunos estavam apresentando a música em forma rap, em forma de correnteza cantando apressado e lento, outro grupo apresentou a música destacando o final das palavras com a mesma sílaba. Fui convidada para ouvir os grupos, foi emocionante, mas mais emocionante foi ouvir a professora dizer que muitos alunos com dificuldade na leitura se esforçaram para ler para que pudessem apresentar a música, alunos bem tímidos se apresentaram e tenho certeza que esta experiência foi marcante, não só pelo conteúdo em si, mas o trabalho de forma interdisciplinar, que oportunizou que os alunos manifestassem seus dons, sua criatividade, demonstrando conhecer os diferentes ritmos de músicas e sons. Após ouvir os grupos, pediram-me que escolhesse o melhor deles, então aproveitei para lançar um novo desafio, disse que todos foram muito bons,que demonstraram uma grande capacidade e que desta vez eu não escolheria apenas um grupo, porém deixaria um desafio, que criassem uma música com um próximo conteúdo que aprendessem, e eles toparam o desafio e a professora também. Acredito que farão um bom trabalho!

1 comentários:

Acho que não falo só por mim quando digo que adorei não só a experiência, como também o fato da especialista Maria Aparecida tê-la socializado conosco e com todos os leitores do blog.
São iniciativas como esta que esperamos e comemoramos! Parabéns!

Postar um comentário

PARTICIPE! Vamos trocar informações, experiências e atividades!
1º) Escreva o comentário;
2º) Selecione a opção "Nome/URL" em "Comentar como" e preencha com seus dados;
3º) Clique em "Postar Comentário" e pronto!

Toda a Equipe PIP/CBC da SRE Leopoldina agradece sua colaboração! Aguardamos contato!