
foto by Laís Rios, PIP/CBC
Com 106 anos, Escola Estadual Professor Botelho Reis inaugura nesta sexta-feira obras de reforma que vão beneficiar mais de 1.700 alunos
As paredes centenárias e a arquitetura em estilo neoclássico ajudam a contar os 106 anos de história da Escola Estadual Professor Botelho Reis, que hoje (22/06) escreve um novo capítulo. A tradicional escola de Leopoldina, na zona da mata mineira, ganha ares da contemporaneidade com a inauguração de obras de reforma no prédio e na praça de esportes. Com um investimento total de R$ 1.071.946,49, da Secretaria de Estado de Educação (SEE), educadores, funcionários e os mais de 1.700 alunos já planejam ações pedagógicas para serem realizadas no espaço que foi e ainda é cenário para várias histórias.

A EE Professor Botelho Reis, em Leopoldina, é uma das mais tradicionais do estado, com 106 anos de história. Foto: Arquivo da Escola
A prática esportiva, por exemplo, ganhou um estímulo com a reforma da piscina semi-olímpica que recebeu nova concretagem e foi impermeabilizada. A pista de atletismo ganhou pavimento asfáltico. Já a quadra poliesportiva foi, totalmente, refeita com novo piso em concreto polido e cobertura metálica. “Sempre tive vontade de estudar aqui, pois em nossa cidade é uma escola grande e sempre ouvimos falar bem dela. Com a reforma da praça de esportes todo mundo vai querer fazer Educação Física. Com a quadra coberta, nós poderemos jogar em época de chuva”, explica a estudante do 2º ano do ensino médio, Sabrina Franco Correa, de 16 anos.

Praça de Esportes conta com piscina, pista de atletismo e quadra coberta. Foto: Arquivo da Escola
O prédio da escola, com 2.127,77m² de cobertura, teve a reforma nas instalações hidráulicas e elétricas. O seu piso em tábua corrida, bem como o telhado também foram trocados. O prédio ainda ganhou uma pintura geral. “A escola é referencia em educação em nossa Leopoldina. Temos 56 mil habitantes e em qualquer ponto da cidade ou bairro todo mundo sabe dela. O dia de hoje deixa a nossa emoção muito aflorada. É uma conquista muito grande. Muitos funcionários da escola e habitantes da cidade já passaram por aqui”, destaca a vice-diretora Josete de Almeida Machado Ferraz.

Cobertura da quadra foi uma das novidades das obras realizadas na rede física da escola. Foto: Arquivo da Escola
O prédio da Escola Estadual Professor Botelho Reis foi tombado em 1.996 pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA). Toda a obra, desde o projeto até a execução, teve o acompanhamento e supervisão do IEPHA.

Reforma também contepla espaço de recreação na escola. Foto: Arquivo da Escola
Texto retirado do site da Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais
Abaixo algumas fotos do evento de reinauguração da escola: (clique sobre as imagens para vê-las em tamanho ampliado)