A Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina pretende, com este espaço, informar sobre a implementação e desenvolvimento do Plano de Intervenção Pedagógica nos Anos Finais do Ensino Fundamental nas Escolas Estaduais, nos dez Municípios que integram a Jurisdição.

Encontro Do Polo Mata Reafirma A Parceria Com Os Municípios

O lançamento do PIP Municipal do Polo Regional da Zona da Mata aconteceu em Juiz de Fora no dia 19 de março. Saiba mais.

Avaliação Diagnóstica Já é Uma Realidade nos Anos Finais e Ensino Médio

A Escola Estadual Francisco Inácio Peixoto enviou para a SRE fotos do primeiro sábado letivo do ano. Leia Mais.

Projeto EJA Cultural - Um Novo Olhar Sobre Os Alunos Do Noturno

A SRE Leopoldina teve a grata satisfação de receber em sua sede o representante da Diretoria de Educação de Jovens e Adultos (DEJA) da SEE MG. Saiba mais.

Reinventando O Ensino Médio - Seminário De Percurso Curricular

Aconteceu, no último dia 20 de março, a reunião entre os responsáveis pelo desenvolvimento do Projeto Reinventando o Ensino Médio - REM - na SRE/ Leopoldina. Saiba mais.

Equipe Pedagógica E Inspetores Realizam Estudos E Oficinas

Como de costume, todas as segundas-feiras a equipe se reúne para estudos, oficinas, enfim, um grande trabalho. Saiba mais.

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

I Encontro de Educadores dos Anos Finais do Ensino Fundamental



Aconteceu na SRE Leopoldina o encontro com todos os professores do 6º ao 9º ano. No dia 28/08, terça-feira, o encontro foi realizado no Clube do Moinho em Leopoldina com a apresentação de vários assuntos referentes à política educacional mineira, apresentação de resultados do IDEB e demais assuntos referentes à gestão participativa e à prática pedagógica. 
Na quarta-feira, dia 29/08, o encontro se deu na E.E. Professor Botelho Reis com a realização de oficinas de todos os conteúdos durante todo o dia. Para valorizar ainda mais o evento, as escolas fizeram a exposição dos trabalhos mais significativos e ainda houve um  momento para a BARGANHA LITERÁRIA, em que cada professor trouxe um livro para troca com os colegas. Esse momento foi ainda abrilhantado com uma apresentação do Conservatório Estadual de Música Lia Salgado.
Em breve, disponibilizaremos mais fotos e os arquivos apresentados no dia.
Por agora, confiram abaixo algumas fotos do primeiro dia e já podem fazer o download do vídeo sobre a leitura viva.

(Clique aqui e faça o download do vídeo - clique no botão menor página que abrir)






terça-feira, 21 de agosto de 2012

Projeto de Educação Patrimonial desenvolvido em escola da rede estadual em Leopoldina fica entre os 55 finalistas do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10.






O projeto “Toda Casa tem uma História” idealizado pelo professor de História João Paulo Pereira de Araújo com alunos do 8° e 9° da Escola Estadual Justiniano Fonseca em Tebas, ficou entre os 55 melhores trabalhos dos 2500 trabalhos enviados de várias partes do país à 15° edição do Prêmio Victor Civita da Fundação Victor Civita.
O Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita (FVC) que visa identificar, valorizar e divulgar experiências educativas de qualidade, planejadas e executadas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais em escolas de ensino regular.
O projeto foi desenvolvido durante os meses de maio, junho e julho de 2012 e teve como principal objetivo mostrar aos alunos a importância da pesquisa e de se estudar a história, assim como, despertar neles a consciência de preservação do patrimônio histórico e o olhar crítico sobre o processo de escrita da história.
Durante a realização do projeto, os alunos debateram a importância da preservação do patrimônio histórico; estudaram a história local como reflexo da história universal e sua importância como fator para a construção da cidadania; analisaram o patrimônio histórico do lugar; identificaram as casas que são objetos relevantes para a preservação da história da comunidade e perceberam as mudanças ocorridas no cenário arquitetônico da comunidade.
Os alunos, em grupos, escolheram sete imóveis do distrito de Tebas para serem seus objetos de estudo e partiram para a pesquisa de campo. Realizaram entrevistas, recolheram documentos como fotos e jornais, e ao final do projeto elaboraram um texto sobre a história da casa buscando destacar sua construção, reformas, moradores, principais acontecimentos, curiosidades, relacionando a história das casas ao momento histórico vivido no Brasil e produziram também um documentário com o material recolhido.
 “Todos se envolveram intensamente com a realização da pesquisa, a cada nova descoberta eles ficavam ainda mais entusiasmados em pesquisar, foi incrível a participação dos alunos.”, afirma o professor João Paulo. A comunidade também se envolveu no processo colaborando com informações aos alunos.
O maior prêmio de Educação da América Latina
Criado em 1998, o Prêmio Victor Civita Educador Nota 10 é a principal inciativa da Fundação Victor Civita para a valorização do trabalho docente e a disseminação de práticas educativas de sucesso. Todo ano, são escolhidos dez professores e um gestor escolar, que ganham destaque no site e nas revistas NOVA ESCOLA e GESTÃO ESCOLAR por seus trabalhos de excelência. Eles são selecionados por um grupo de renomados especialistas, que analisa cada um dos milhares de projetos inscritos a cada edição. Os vencedores ganham um troféu, um prêmio em dinheiro e participam de uma grande festa em outubro, mês do professor, que conta com a presença de autoridades e personalidades.
                                                                                                                               

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